1/09/2016

"Far South" en Cafe com HQ

Far South

A primeira coisa que me veio a cabeça ao ver o título Far South colado sobre esta capa linda remetendo aos faroestes clássicos é o trocadilho com far west (abrasileirado para faroeste). E o título caiu muito bem nessa obra que é populada por figurões da fronteira gaúcha, nossos colegas latinos das américas e seus cenários, com uma a iluminação e narrativa noir, amarrando tudo com uma ação digna dos melhores filmes de bang-bang.
Só pela temática o álbum já cativaria muitos fãs do gênero, mas com um olhar mais cuidadoso as nuances da obra se destacam e dão maior valor ao trabalho. Na arte de Leandro Fernandez, por exemplo, o realismo caricatural traz ao leitor a primeira impressão do personagem pelo que ele aparenta. Um que parece um sagaz rato, outro um bruto rinoceronte, uma femme fatale que provoca e ataca como uma gata, entre muitos outros, todos revelando que houve ali um cuidadoso trabalho ao desenvolver a pisquê e o visual de cada integrante da narrativa.
Interessante também a opção por trabalhar com duas cores nesta HQ, sendo uma sempre diferente a cada parte da história, complementando a arte-final cuidadosa em preto. Apesar de não ver nenhum motivo óbvio para a escolha das cores especificamente em cada parte, é interessante ver uma brincadeira narrativa que Fernandez faz sobre isso no final da história.
Quanto ao roteiro, muito afiado e direto, os diálogos são bem escritos, dando detalhes na medida certa à trama e com total controle ao mostrar e esconder momentos da história. Bom notar também que além dos desenhos, os atores nesta história possuem cada um seus objetivos, níveis de sanidade e personalidades bem diferentes.
Far South é uma obra muito madura e respeitável, que faz jus ao texto de Eduardo Risso na abertura do álbum, e que com certeza merecerá atenção nas próximas premiações aqui no Brasil.

No comments: